sábado, 9 de abril de 2011

Resumo - Capítulo XII - Tequeteque,Chupinzão e a Injustiça dos Homens

Macunaíma, ainda em busca por sua pedra Muiraquitã, descobre que Piaimã havia viajado para Europa. Macunaíma chorou e seus irmãos tristes com a situação tiveram a idéia de que o irmão também podia ir para a Europa.
Disfarçado de pianista, o herói tenta arranjar uma pensão do Governo para viajar, mas não obteve sucesso e triste ele e seus irmãos viajaram pelo Brasil para ver se encontravam uma panela com dinheiro enterrado.
E nessa andança, nosso herói encontra um macaquinho comendo coquinho baguaçu, e, com água na boca, Macunaíma pergunta o que o macaco estava comendo e ao que ele responde que estava quebrando toaliquiçus (testículos) para comer. Macunaíma, mesmo com receio tentou quebrar seus toaliquiçus com um paralelepípedo para comer, e acaba morrendo.
Ao descobrir, Maanape chora muito e como era feiticeiro, pediu emprestados dois cocos-da-Bahia, os amarrou com um nó cego no lugar de seus testículos e assoprou fumaça de cachimbo no defunto do herói que se reanimou tomando guaraná e pinga pra esquentar.

Autor: Anderson Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário