sábado, 9 de abril de 2011

Resumo - Capítulo XI - A Velha Ceiuci


Depois de ter passado a noite brincando com a patroa da pensão, Macunaíma chama seus irmãos Maanape e Jiguê que tinha achado “rastro fresco de tapir”, em plena São Paulo. Nesse momento faz seus dois irmãos caçarem o animal, mas um estudante sobe na capota de um carro e começa a discursar contra os irmãos que quase são linchados pela multidão que observava a caçada.
Neste momento é interrompido por Macunaíma que resolve defender os manos entrando no meio da multidão, começando a brigar e sendo preso por um soldado da antiga guarda civil de São Paulo. Mas no meio de tanta gente Macunaíma consegue fugir, e vai até o gigante ver como ele estava.
Para perturbar Venceslau, o herói faz uma aposta com o curumim chuvisco pra ver quem conseguia assustar o gigante e sua família. Acaba perdendo e decide ir pescar, como não tinha anzol, o herói se transforma numa “piranha feroz” e corta a linha de um inglês que pescava ali.
Acontece que a velha feiticeira Ceiuci, mulher do gigante, que também pescava por ali no Tietê, acaba prendendo o herói que para escapar se transforma num pato virando um brinquedo da filha mais moça de Ceiuci, tira sua atenção e foge montado em um cavalo completamente mágico e surrealista, pois num momento está em Manaus e noutro em Mendonza na Argentina.

Autor:Rafael Caresto

Nenhum comentário:

Postar um comentário