quarta-feira, 30 de março de 2011

Resumo - Capítulo II: Maioridade

Durante uma enchente, sua família fica sem nada para comer, sendo que Macunaíma havia escondido uma boa quantia de frutas. Sua mãe é levada ao local, chegando lá tenta pegar o máximo de frutas para dividir com os irmãos de Macunaíma e é enganada pelo menino, que não deixou acontecer tal ato de solidariedade, mostrando assim o quanto Macunaíma era ganancioso e que nem todo sistema familiar é perfeito. De tanto aprontar, foi abandonado pela mãe no meio do mato.
Passado algum tempo andando, Macunaíma topou com o Curupira e perguntou-lhe se sabia o caminho de volta para sua casa. Maliciosamente, o Curupira ensina-lhe um caminho errado que, por preguiça ele não seguiu, escapando assim do monstro. No meio de tanta correria, Macunaíma se encontra com Cutia, uma mulher que cantava uma toada lenta, chamando sua atenção. Cutia joga em Macunaíma uma poção venenosa de mandioca, fazendo com que o herói se transforme de menino para um homem adulto.
Mário de Andrade coloca neste capítulo, uma relação do folclore brasileiro e do mito agindo junto com o herói do conto, mostrando um toque de nacionalismo e trazendo à tona histórias indígenas.


Autor: José Guilherme D' Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário