terça-feira, 15 de março de 2011

O Modernismo da 1ª Fase

No Brasil, dos anos de 1922 a 1930, ocorreram fatos marcantes na literatura portuguesa, conhecida como o a primeira fase do movimento modernista, sendo seu objetivo principal a divulgação de obras e idéias modernas.
Os escritores que fizeram parte da primeira fase do movimento modernista foram: Alcântara Machado, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Osvaldo de Andrade e Ronald de Carvalho.
Esses escritores apoiavam e defendiam propostas para reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; a exterminação do nosso complexo de colonizados da época. E os escritores defendiam essas propostas na visão nacionalista, no entanto crítica, da realidade brasileira.
Os acontecimentos marcantes de maior importância se deram a partir do lançamento da revista Klaxon, que deu seguimento ao processo da divulgação das idéias modernistas, e o desenvolvimento de quatro movimentos culturais, sendo eles a Antropofagia, a Anta, o Pau-Brasil e o Verde-Amarelismo.
Sendo que esses quatro movimentos culturais representavam duas tendências ideológicas de expressão do nacionalismo, totalmente diferentes.

Autores: Rafael Caresto e Anderson Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário