sábado, 12 de março de 2011

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito entre as nações européias, no início do século XX. As potências da tríplice aliança, formada por Alemanha, Império Austro Húngaro e Turquia lutavam contra a Entender, formada por Inglaterra, França, Rússia, Portugal e Itália, querendo assim uma política militar de defesas caso uma decidisse atacar a outra. O conflito se iniciou com a morte do príncipe herdeiro Ferdinando do império Austro Húngaro, que foi o estopim para começar um dos conflitos mais sangrentos da história da humanidade, que duraria mais de quatro anos. O conflito começou na Europa e se estendeu paras as colônias africanas e asiáticas. Esta guerra ficou conhecida por seus vários nomes, dados por soldados e historiadores que viveram durante e depois do conflito como, Guerra das Trincheiras por ter uma tática de utilizar trincheiras, Guerra dos generais idiotas porque as táticas de tais eram estúpidas e faziam com que houvesse grande número de perdas humanas, já que utilizavam táticas do século 19 em um conflito onde tudo era novo decorrente da segunda revolução industrial e também  ficou conhecida como o lado negro da revolução industrial, pois quase 90% das indústrias ficaram deslocadas para o conflito.
A guerra, porém teve seus altos, como o aperfeiçoamento de remédios medicinais, como a vacina da penicilina descoberta por um médico durante o conflito e a criação do avião para uso militar e comunicativo.  Também a partir do conflito a mulher passa a trabalhar em locais onde antigamente só homens poderiam ocupar, mas já que esses homens estavam lutando nas guerras elas passaram a substituí-los , como por exemplo nas fábricas.
Este conflito durou de 1914 á 1918 matando mais de 10.000.000 de vidas civis e militares, ele provou ser tão intenso que derrubou três impérios, o alemão, o russo e o austro húngaro, sendo que o império russo foi derrubado pela revolução Bolchevique onde o povo e os militares já não agüentavam mais o conflito e decidiram derrubar o governo. A guerra acabou em 11 de novembro de 1918 com a proposta do Armistício, que era um tipo de rendição formal, só que em 1919 as nações aliadas fizeram o tratado de Versalhes que culpava os alemães pelo início do conflito e o obrigaram a pagar uma alta indenização pelos custos da guerra, sendo assim plantada a semente de um novo conflito que ocorreria durante os anos 40 chamado de A Segunda Guerra Mundial.

Autores: Igson Felipe e José Guilherme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário