domingo, 13 de março de 2011

A República do Brasil

A partir de 1822, o Brasil não mais dependia de Portugal porém a forma de governo vigente (monarquia) ainda era a melhor forma de governo - segundo as elites - para a centralização do poder em uma só província e o controle de qualquer desordem que eventualmente pudessem acontecer em relação a escravidão.
 A abdicação de D. Pedro I trouxe a tensão entre aqueles que defendiam o projeto de autonomia das províncias e os que defendiam o poder centralizado. Os liberais tinham idéias diferentes, já que alguns achavam a monarquia uma boa política, sendo que mudariam o poder das mãos de um rei para o Camâra de Deputados, e outros defendiam que tal poder deveria ser dado aos governantes em nível municipal e estadual. Apesar de tantas reinvidicações para que  tais idéias saissem do papel, a nomeação de Dom Pedro II como o monarca que governaria o país desestabilizou tais planos.
Com o passar dos anos e a estabilização financeira do país uma idéia de nação surgiu, nação essa que tinha um povo livre, e foi tal "significado" para a palavra que fez com que o chamado republicanismo tivesse força total para ser colocado em prática. Outros fatores para que tal sistema comecasse a existir foi o fato de o rei ter apenas filhas mulheres e a sua sucessora Princesa Isabel se casaria com um francês, tornando o temor de que o país fosse governado por um estrangeiro real e também o "rombo" deixado nos cofres pelo financiamento da Guerra do Paraguai, o que obrigou os brasileiros a pagar impostos exorbitantes.
Por fim em 15 de novembro de 1889 é liderado pelo exército um golpe de estado que derruba a monarquia do Império do Brasil, pondo um fim ao reinado de D. Pedro II e proclamando a República do Brasil. Tal proclamação não foi iniciativa do povo, pois foi financiada, e diga - se de passagem, proposta por cafeicultores, militares e empresários descontentes.Até mesmo a constitução do Brasil pode ser considerada uma cópia das constituições francesa e americana.

Autora: Lorena Cruz 

Referência Bibliografica : História; Ensino Médio , 3ºano/ Ronilde Rocha Machado e Candido Domingues Grangeiro (Coleção RSE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário